Dica da Dzyon S/A – Alteração no prazo de entrega do SPED PIS/COFINS


Alterado para fevereiro de 2012, prazo para entrega está cada vez mais próximo. Empresas que ainda não se adequaram às normas e não possuem ferramenta de qualidade em relação às informações contábeis e financeiras, estão sensivelmente atrasadas. Atrasos ou a não entrega do SPED resultam em multas.

 De acordo com a Instrução Normativa de número 1.161, de 31 de maio de 2011, empresas enquadradas no inciso I e II do art. 3º da lei que regulamenta a entrega do SPED (pessoas jurídicas sujeitas à tributação do IR com base no lucro real), poderão, excepcionalmente, efetuar a transmissão dos arquivos até o mês de fevereiro de 2012.

Para as empresas do inciso III do art. 3º da lei que regulamenta o SPED (PJ sujeitas à tributação do IR com base no lucro Presumido ou Arbitrado), a entrega se inicia em março de 2012, com dados referentes a janeiro do mesmo ano. Depois disso, torna-se mensal.

A idéia da Receita Federal era receber os dados referentes ao mês de abril, por exemplo, no mês de junho, as transmissões referentes ao mês de maio, em julho e assim consecutivamente. No entanto, com a dificuldade das empresas em se adequarem às regras, foi necessária a alteração no prazo de entrega do SPED PIS/COFINS.

Apesar da prorrogação no prazo de transmissão do SPED PIS/COFINS, o período dos dados não foi alterado: abril a dezembro de 2011, para o pessoal do inciso I, e Julho a Dezembro de 2011, para o pessoal do inciso II. A única mudança é no ‘pacote’ de dados entregados. No formato original, os ‘pacotes’ de dados seriam mensais. Agora, as empresas devem entregar um acumulado de 2011 em fevereiro de 2012.

A prorrogação dá um tempo para as empresas que ainda não estão preparadas para a entrega das informações. No entanto, a não alteração do período de dados faz com que o tempo continue curto para aquelas empresas que ainda não possuem uma ferramenta de qualidade em relação às informações.

“Apesar da prorrogação na entrega do SPED, as informações continuam sendo referentes ao mês de abril deste ano, o que dificulta muito o trabalho de empresas que ainda não possuem os dados levantados e preparados. Quem ainda não tiver um sistema de qualidade para fazer esse serviço, fevereiro de 2012 pode não ser tanto tempo assim”, alertou Francine Nonaka, CEO da Dzyon S/A.

Francine também alertas as empresas enquadradas no inciso III, que começarão a entregar seus dados em março de 2012. “Pessoas jurídicas com IR baseado no lucro presumido ou arbitrado, precisam ficar atentas ao tempo. Implantar um sistema, integrá-lo ao ERP, tratar os dados e disponibilizá-los para entrega dá um bom trabalho e leva tempo. É necessário começar agora para não ter dor de cabeça e correria perto da data limite.”

A Dzyon S/A desenvolve softwares de gestão há mais de 20 anos e possui uma completa gama de produtos e ferramentas voltadas para o tratamento de informações gerencias, contábeis e financeiras. 

Sobre a Dzyon
A Dzyon S/A, desenvolvedora de softwares de gestão empresarial, utiliza a melhor tecnologia disponível no mercado como ferramenta de apoio para implementação das estratégias de negócios dos clientes e modelos de gestão empresarial. Há mais de 20 anos no mercado, desenha seus softwares sobre a plataforma Progress, o que possibilita atendimento a empresas de quaisquer portes e segmentos graças a suas características de modularidade e customização. Na web, a empresa está em www.dzyon.com.

Para a Imprensa
Assessoria de Comunicação:
Allameda.com
11.3926-5580 | rafael@allameda.com
Foto em alta da executiva:
http://www.allameda.com/ws2011/fotos.asp?cliente=8

Talvez você também goste

Mais Sobre: Economia

Não Perca

Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens