Volvo Ocean Race, atração em Alicante, confirma abertura da nova edição na cidade espanhola


0

Alicante (Espanha) – Exemplo para Itajaí (SC), que sediará a Volvo Ocean Race em abril, Alicante usa a competição como maior atração da temporada e lucra com a regata de Volta ao Mundo. Os seis barcos partem no próximo sábado (5) para uma aventura de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros). E, para confirmar essa interação, os espanhóis confirmaram o direito de realizar também a largada da próxima Volvo Ocean Race, em 2014.

“O futuro da Volvo Ocean Race está garantido. É importante dizer que uma competição de tamanha logística e responsabilidade sobrevive em um período de crise econômica”, revelou o CEO da VOR, Knut Frostad.

O evento náutico, além de ser uma oportunidade para ver os melhores velejadores em ação, também atrai investimentos, como empregos e turistas. Na última edição, mais de 1.500 postos de trabalho foram criados e a rede de serviços como hotéis e restaurantes se prepararam para recepcionar os turistas. O aeroporto é moderno e foi finalizado no início de 2011.

A Vila da Regata em Alicante recebeu mais de 120 mil pessoas neste final de semana. O número é superior à etapa de Moto GP de Valência, que ocorrerá no domingo (6) e é a modalidade mais assistida pelos espanhóis, além do futebol.

O clima agradável da cidade espanhola (média de 20 graus) ajuda a vivenciar o dia-a-dia dos barcos nos moles, no porto e em locais tradicionais da região como Paseo Volado, Playa Del Postiguet, La Albufereta e na área panorâmica do Castelo de Santa Barbara, símbolo do município.

Cerca de 300 barcos também acompanharam a flotilha na Regata do Porto, disputada no sábado e na Pro-Am, prova que mesclou velejadores profissionais, autoridades e patrocinadores, neste domingo.

A itinerante Vila da Regata reúne diversão para as crianças, como cinema 3D, museu e aulas de vela, shows noturnos e todas as novidades das seis equipes que disputam a VOR. Além disso, a edição 2011/2012 está inserida na campanha de limpeza dos oceanos.

Quem não está em Alicante poderá acompanhar toda a emoção das regatas e a rotina a bordo pelo site www.volvooceanrace.com , por aplicativos para celular e tablet, além de um game que simula as velejadas.

“Será a edição mais emocionante de todas. Nosso objetivo é fomentar ainda mais a regata. Todas as plataformas de interação velejador-público fazem da VOR um evento imperdível”, revelou Knut.

Regata VIP – Celebridades e velejadores disputaram três regatas na baía de Alicante neste domingo. Nas tripulações, figuras como o príncipe sueco, Carl Philip, e o CEO da Puma, Franz Koch.

As provas tiveram percursos parecidos com a Regatas do Porto, mas não valem pontos. O Groupama 4 (França) venceu duas regatas e o Puma (EUA) a outra na ensolarada tarde de domingo em Alicante.

Na primeira prova que valeu pontos, a Regata do Porto (In-Port Race), o Abu Dhabi venceu com um desempenho perfeito. A vantagem superou 14 minutos para o segundo colocado. O barco comandado pelo inglês Ian Walker fez a largada mais agressiva da flotilha e dominou a percurso do começo ao fim. Com os seis pontos da primeira inshore, os árabes já lideram a Volvo Ocean Race 2011/2012.

Resultado da In-Port Race de Alicante:
1º – Abu Dhabi Ocean Racing (53min44s) – 6 pontos
2º – Puma Ocean Racing powered by BERG (1h07min58s) – 5 pontos
3º – CAMPER with Emirates Team New Zealand (1h10min11s) – 4 pontos
4º – Team Sanya (1h10min43s) – 3 pontos
5º – Groupama Sailing Team (1h11min11s) – 2 pontos
6º – Team Telefónica (1h12min08s) – 1 ponto

Regata chega em abril em Itajaí (Santa Catarina) – A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da VOR. As equipes percorrerão 6.705 milhas náuticas (12.417 quilômetros) – o maior trecho da competição – em cerca de 40 dias.

A vila da regata de Itajaí deverá ser aberta no dia 5 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.

Sobre a Volvo Ocean Race: Abu Dhabi Racing (Emirados Árabes), CAMPER with New Zealand Racing Team (Nova Zelândia/Espanha), Groupama Sailing Team (França), PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion (EUA), Team Sanya (China) e Team Telefónica (Espanha) investiram, cada uma, R$ 27 milhões para participar da regata.

As equipes iniciam a trajetória em Alicante (Espanha), seguindo para Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França), finalizando a aventura em 7 de julho de 2012, na cidade de Galway (Irlanda).

São 66 velejadores (11 tripulantes por barco) de 14 países diferentes. A Nova Zelândia terá 19 competidores e o Brasil dois: Horácio Carabelli (diretor-técnico), que não velejará, e o chefe de turno Joca Signorini, ambos no Team Telefónica.

A Duna Produções está produzindo matérias diárias da Volvo Ocean Race, em Alicante, até o dia 6 de novembro, e disponibilizando em FTP. Quem quiser baixar as imagens em alta definição deve enviar e-mail para [email protected] para receber as instruções.

As imagens também estão disponíveis no canal www.youtube.com/itajaistopover

Clique aqui para acessar o media guide da VOR (versão em inglês)

Clique aqui para obter o media guide da VOR (versão em espanhol)

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com

[email protected]

E-mails: [email protected] / [email protected]


Gostou? Compartilhe!

0
ZDL

Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens