Dilemas e realizações da mulher de 40 anos recebem delicada reflexão


0

A mulher contemporânea desempenha uma vasta quantidade de papéis. É esposa, mãe, filha, amiga, amante, provedora, trabalhadora. Aos 40 anos, se vê em um momento crucial de sua vida – observa o corpo mudar de forma, exigindo mais cuidados, os filhos saem de casa, as relações afetivas e sexuais sofrem mudanças drásticas fazendo-a questionar suas convicções. Por outro lado, a mulher conhece-se melhor, é mais segura de suas vontades e opiniões e enxerga uma maior liberdade para tomar decisões. Para a psicóloga Regina Beatriz de Resende Silva, autora do livro ‘A mulher de 40’, é justamente aí que a sexualidade e os afetos devem passar por uma manutenção.

Lançado originalmente em 2006, esta publicação da Editora Gutenberg acaba de ganhar nova edição. O texto revisado se mostra completamente atual, apresentando a leitoras e leitores uma densa discussão acerca das mudanças psicológicas e físicas enfrentadas pela mulher nessa época. Ao mesmo tempo em que a idade pode agravar questões como depressão, TPM, falta de prazer sexual e problemas com o próprio corpo, causando crises, ela também traz ganhos importantes como a maturidade, a serenidade e, mais do que o autoconhecimento, o redescobrimento de si.

Regina elucida que a mulher não deve se privar da felicidade afetiva e sexual por conta da chegada da menopausa, e sim se dar conta de que essa satisfação toma formas e contextos diferentes. Se os filhos saíram de casa, aproveitar o tempo a sós com o marido para namorar é mais saudável que cair na tristeza. Além disso, temas complexos como a descoberta tardia da homossexualidade ou da bissexualidade são trabalhadas com delicadeza pela autora.

Ao longo da obra, depoimentos emocionantes complementam e exemplificam as dúvidas e as realizações destas mulheres de meia idade, servindo de guia não só para elas mesmas, mas para maridos, filhos e filhas interessados em compreender melhor suas companheiras e amigas.

Sobre a autora – Regina Beatriz de Resende Silva é psicóloga clínica, com formação em Psicanálise, e especialista em Sexologia Clínica. Professora do curso de pós-graduação em Sexologia Clínica da Universidade Fumec, em Belo Horizonte, e da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora, ministra palestras em escolas e instituições. Regina Beatriz atende em Belo Horizonte e em sua cidade natal, São João del-Rei, interior de Minas Gerais.

TítuloA mulher de 40: sua sexualidade e seus afetos
Autora: Regina Beatriz de Resende Silva
Número de páginas: 120
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 23,90
ISBN: 978-85-8923-936-3

Mais informações sobre os livros da Editora Gutenberg estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322


O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom


Gostou? Compartilhe!

0
Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens