Jornalista resgata a história da ocupação e evolução do vale do Rio Doce


0

Escrito pelo jornalista Marco Antônio Tavares Coelho, ‘Rio Doce – A espantosa evolução de um vale’ é um precioso estudo sobre a história do vale do Rio Doce, desde a colonização portuguesa até os dias atuais. Lançamento acontece no próximo dia 30 de novembro, na Livraria Mineiriana, em Belo Horizonte

Situado no leste de Minas Gerais, o Vale do Rio Doce é atualmente o grande centro econômico do Estado, graças ao papel desempenhado na mesorregião mineira por empresas mundialmente poderosas. Porém, durante três séculos o vale foi uma região abandonada, devido à inexploração dos colonizadores portugueses, que consideravam o território uma “área proibida” pelo difícil acesso que a vegetação de Mata Atlântica lhes proporcionava e pelos índios “botocudos”, considerados – erroneamente – antropófagos perigosos. Interessado na evolução da ocupação demográfica e econômica do vale do Rio Doce e no resgate populacional e cultural dos “botocudos”, o jornalista Marco Antônio Tavares Coelho escreveu o livro Rio Doce – A espantosa evolução de um vale.

Especialista em rios mineiros, Marco Antônio Tavares Coelho, autor de livros sobre o Rio das Velhas e sobre a divergência em torno da transposição do São Francisco, se dedicou durante quatro anos a uma intensa pesquisa, viagens e consultas acerca da história do vale e do Rio Doce, motivado pela falta de conhecimento, tanto em Minas quanto no resto do país, a respeito da realidade da região mais próspera das Alterosas e por seu abandono durante os três primeiros séculos pós-descobrimento do Brasil: “Particularmente fiquei abismado com a marginalização desses ‘sertões do leste’, parecendo injustificável o fato de os colonizadores portugueses não o devassarem durante três séculos, enquanto as lonjuras da província e do oeste brasileiro eram vencidas pelos exploradores, que chegaram até a orla do Pacífico e aos grandes rios da Amazônia”.

O autor explica na obra as razões políticas e econômicas que levaram a Coroa portuguesa a considerar os “sertões do leste” como terras proibidas e investiga o posterior interesse pela ocupação da área, o genocídio dos índios “botocudos” e a destruição da Mata Atlântica. Marco Antônio traz também uma análise do interesse pelo minério de ferro e pela siderurgia, que determinaram o desvio do traçado da Ferrovia Vitória-Diamantina para Vitória-Itabira, a denominada Estrada de Ferro Vitória-Minas e o surgimento de grandes complexos produtivos, como as siderúrgicas Belgo-Mineira, Usiminas e Itabira Iron, a Cia. Vale do Rio Doce, entre outras.

A importância de seu estudo não se deve apenas à história de ocupação e do desenvolvimento da região, mas também à preservação da Mata Atlântica e ao resgate dos índios “botocudos”, que foram dizimados após a necessidade de exploração do vale. O autor entrevista ao final do livro o líder indígena e porta-voz da comunidade Kremak em Minas Gerais, Aílton Krenak, que conta a história da ocupação branca e do genocídio indígena na região, além de revelar seu trabalho constante de conscientização da importância da terra para os indígenas, de renascimento, fortalecimento e respeito pela identidade étnica dos índios e a luta pelo atendimento de suas necessidades.

Sobre o autor – Marco Antônio Tavares Coelho nasceu em Belo Horizonte em 1926. Graduou-se na Faculdade de Direito da UFMG. Desde jovem militou no PCB, tendo sido um de seus dirigentes nacionais. Em1962 elegeu-se deputado federal pelo estado da Guanabara, e seu mandato foi cassado em abril de 1964. Preso e torturado em 1975, foi libertado em 1978. Jornalista, trabalhou em diversos jornais de Belo Horizonte, São Paulo e Goiânia. Foi assessor do CNPq e editorexecutivo durante 18 anos da revista Estudos Avançados da USP. É autor dos seguintes livros: Herança de um sonho (memórias, Record, 2000), Rio das Velhas – memória e desafios (Paz e Terra, 2002) e Os descaminhos do São Francisco (Paz e Terra, 2005).

TítuloRio Doce – A espantosa evolução de um vale
Autor: Marco Antônio Tavares Coelho
Número de páginas: 208
Formato: 15,5 x 22,5 cm
Preço: R$ 37,00
ISBN: 978-85-7526-571-0

Sessão de autógrafos
Data: 30 de novembro, quarta-feira, às 19 horas
Local: Livraria Mineiriana | Rua Paraíba, 1.419 – Funcionários | Belo Horizonte (MG)
Fone: (31) 3223-8092

Mais informações sobre os livros da Autêntica Editora estão disponíveis no portal do Grupo Editorial Autêntica:www.autenticaeditora.com.br ou pelo telefone 0800 28 31 322


Logo Grupo Editorial Autêntica

O Grupo Editorial Autêntica tem sua origem com a fundação, em 1997, da Autêntica Editora, que hoje conta com mais de 500 livros nas áreas de Ciências Humanas e de literatura infantil e juvenil, já tendo conquistado os mais importantes prêmios nacionais, como o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, e o Cecília Meireles, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Comprometida com a educação em valores, a editora possui várias coleções dirigidas a educadores e pesquisadores, bem como disponibiliza gratuitamente em seu site a revista eletrônica Formação Docente, editada em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), além de apoiar inúmeras iniciativas públicas e privadas focadas na valorização da educação e da cultura nacionais. A partir de 2003, a Autêntica ampliou sua atuação, com o lançamento do selo Gutenberg, publicando títulos diversificados e plurais, investindo na estreia de autores brasileiros e em temas de interesse a públicos específicos. Nessa mesma linha, lançou em 2011 mais uma editora, a Nemo, especializada em história em quadrinhos, resgatando tanto os clássicos do gênero, como autores nacionais. A partir deste ano, as três linhas editoriais ganham autonomia e se transformam em editoras independentes, com a criação do Grupo Editorial Autêntica. Em comum, mantêm o compromisso com a qualidade de suas publicações e ações, baseadas em valores éticos e estéticos, na inovação permanente, e na crença no livro e na leitura como instrumentos para emancipação humana.


Assessoria de Imprensa do Grupo Editorial Autêntica: 
Pluricom Comunicação Integrada
Katia Saisi | [email protected]
Gabriel Capucho | [email protected] 
Fone (11) 3774-6463 | [email protected] | www.pluricom.com.br | www.twitter.com/pluricom


Gostou? Compartilhe!

0
Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens