Cartilha orienta comerciante de como recepcionar pessoas com deficiência


0

As pessoas com deficiência constituem uma faixa da população que necessita de atenção especial. Existem hoje diversas políticas e ações de reabilitação e inclusão social que contribuem para uma melhoria significativa da qualidade de vida da comunidade.

O atendimento personalizado a deficientes também é uma necessidade e sai na frente o comércio que melhor compreende esses cidadãos. Foi com essa visão que a ONG Angel Hair e a Agência VP Interativa, com o apoio do Uberlândia Shopping, desenvolveram a cartilha instrutiva intitulada: “Você é uma pessoa com eficiência?”, com dicas e sugestões para atendimento a pessoas com deficiência, e com o objetivo de mostrar como a humanização nas relações de consumo da pessoa com necessidades especiais podem influenciar no poder de compra desse público.

A normatização de atendimento personalizado já possui um projeto de lei aprovado este ano pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania do Congresso Nacional. Para a idealizadora da cartilha e diretora da ONG Angel Hair, Karolina Cordeiro, o mais importante é a mudança de mentalidade e quebra de paradigma, que ocorrerá à medida que o comércio entender que todas as pessoas são especiais, e que a acessibilidade humana é tão importante quanto à acessibilidade física.

A cartilha reforça que as pessoas com deficiência são cidadãs e consumidoras como quaisquer outras e não querem ser tratadas como diferentes dos demais cidadãos. No entanto, elas possuem algumas particularidades que demandam atendimento preferencial e personalizado.

Para ajudar os empresários que têm boa visão de negócio, a cartilha possui orientações que vão desde se referir/tratar, relacionar, dar suporte e, de uma maneira em geral, até propor inclusão e igualdade de condições ao comércio.

Segundo o superintendente do Uberlândia Shopping, Guilherme Marini, a cartilha é uma ferramenta de comunicação que vem para reforçar os processos que são adotados na Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do nosso empreendimento.

“Constantemente, promovemos palestras de capacitação pelo projeto Qualifica para aprimorar o atendimento em todas as suas modalidades. Essa ferramenta de informação, voltada para pessoas com deficiência, ajudará nossa equipe de vendas, bem como os gestores a melhorar o atendimento com esse público que para nós é muito importante e merece o nosso respeito”, ressalta.

Atendimento preferencial

No Uberlândia Shopping, todos os itens de segurança são pensados para as pessoas com deficiência ou que necessitam de algum tipo de prioridade. O shopping possui 2.319 vagas de estacionamento, sendo parte voltada para portadores de necessidades especiais, idosos, gestantes e para famílias.

As placas indicativas e de sinalização de solo ajudam na localização das vagas. Segundo o gerente de Operações do Uberlândia Shopping, José Roberto Monteiro, o empreendimento possui vagas devidamente sinalizadas para atender ao público que necessita de vagas especiais, como os cadeirantes, além de reservar em locais mais próximos aos acessos do shopping, vagas para famílias com crianças, gestantes e idosos.

Segundo José Roberto, o intuito é oferecer conforto e comodidade aos clientes. “Acreditamos que pela conscientização dos condutores, conseguimos fazer uma abordagem mais direta em respeito às pessoas que necessitam utilizar desses espaços, por meio de campanhas educativas”, ressalta.


Gostou? Compartilhe!

0
Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens