Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto promove último encontro do ano

Encontro acontece no dia 8 de dezembro, a partir das 16h e vai debater a obra-prima de Machado de Assis, “O Alienista”. A participação é gratuita e aberta


0

Ribeirão Preto (SP), 4 de dezembro de 2018 – No próximo sábado (8), às 16h, acontece na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto o último encontro do ano do Clube do Livro. A atividade será realizada na sede da entidade, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América. A participação é gratuita e aberta à toda população.

Nesta edição, os leitores participantes vão discutir O Alienista, de Machado de Assis, livro com 13 capítulos que foi escrito em 1882. A obra é um clássico que ajudou a inaugurar a fase realista do escritor brasileiro e debate a tênue fronteira entre a racionalidade e a loucura.  A narrativa ficou conhecida por desenvolver uma análise psicológica e crítica social.

Em 1948, o livro foi relançado com edição especial e ilustrações do artista plástico brasileiro Cândido Portinari. A publicação, com 70 páginas, foi uma iniciativa de Raymundo de Castro Maya, e reuniu quatro aquarelas e 36 desenhos feitos a nanquim.

A obra-prima de Machado de Assis também inspirou a produção do filme Azyllo Muito Louco, com direção de Nelson Pereira dos Santos, em 1970. Filmado em Paraty, a produção cinematográfica chegou a ser incluída na seleção brasileira do Festival de Cannes no ano de 1970.

Segundo a curadora do Clube do Livro, Gabriela Pedrão, o livro escolhido para fechar as atividades deste ano referencia Machado de Assis – “considerado o maior escritor da literatura brasileira”, destaca.

José Maria Machado de Assis (21 de junho de 1839 – 29 de setembro de 1908) nasceu e morreu na cidade do Rio de Janeiro. Ele foi criado no Morro do Livramento e passou por imensas dificuldades financeiras até conseguir se estabelecer como intelectual. O escritor iniciou a sua carreira como tipógrafo aprendiz até se tornar jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo”.  É o fundador da cadeira número 23 da Academia Brasileira de Letras e escolheu como seu patrono o grande amigo José de Alencar.  “Na literatura o autor produziu quase todos os tipos de gêneros literários”, completa Gabriela.

Para quem ainda tem interesse em ler o livro para participar do encontro, pode encontrá-lo disponível no Portal Domínio Público do Governo Federal pelo endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000012.pdf. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]
O Clube do Livro é uma atividade que faz parte do Plano Anual da Fundação e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. A atividade tem como objetivo principal criar um espaço para debater e refletir sobre os diferentes textos literários.

Serviço
O que: Clube do Livro da Fundação do Livro de Ribeirão Preto
Livro a ser discutido: O Alienista, de Machado de Assis
Data:  8 de dezembro/2018
Horário: 16 horas
Local: Rua Professor Mariano Siqueira, 81 – Jardim América – Ribeirão Preto (SP) | Sede da Fundação do Livro e Leitura
Informações e inscrições: Tel. (16) 3911-1050 | [email protected]
Entrada: atividade gratuita e aberta à população.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.  Em 2019, o evento acontecerá de 9 a 16 de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Atendimento à Imprensa:
Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Luciana Grili (16) 99152 2707
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700
Andréa Berzotti (16) 99138 6185
Colaboração: Gabriel Todaro e Juliana Castro


Gostou? Compartilhe!

0
Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens