Temas culturais e históricos de alguns países ganham representação artística pelos pincéis de Sueli Dabus


0

Cada país é um universo peculiar, com manifestações culturais próprias, seus locais históricos e ícones. Uma nação, em sua história, manifesta particularidades em escolhas que constroem uma maneira de ver o mundo e de erguer um futuro baseado nas tradições que seu povo sustenta.

Com seu estilo pictórico e envolvida nesses aspectos únicos, que traduzem a essência de cada lugar e do povo que o habita, a artista plástica Sueli Dabus explora as raízes culturais de diferentes povos e espaços em uma série de quadros, denominada Países.

Por meio de seus traços, elementos identificadores de cada local ganham o primeiro plano, mas não são retratados de maneira óbvia. Surgem sim como elementos plásticos a serem transformados e interpretados de diversas maneiras.

Segundo o jornalista e crítico de arte Oscar D’Ambrósio, o dinamismo visual é uma das principais características do estilo da artista. “Aquilo que se vê em seus quadros não é uma mera representação da realidade, mas uma concepção visual que aponta para a sua inteligência do mundo, ou seja, aquilo que nos traz como trabalho é a concepção que perpassa a sua mente por meio da técnica apresentada”, explica.

Ele ainda acrescenta: “Portanto, as suas ideias, graças ao seu trabalho pictórico, constituem uma representação plena de sentido. A mão leva para o espaço em branco da tela aquilo que se deseja expressar. Trata-se de um processo complexo que, nesta série, parte do conhecimento de países para, filtrando influências, desvendar a forma de cada um deles pensar e existir”, concluindo.

A série “Países por Sueli Dabus” é composta por inúmeros quadros que retratam  belezas e características específicas de  várias nações.

*Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Sobre Sueli Dabus

Artista plástica formada pela Unesp – Universidade Estadual Paulista (Bauru), Sueli Maria Delai Dabus percebeu sua vocação para as artes ainda na infância, quando começou a desenhar e pintar. 

A inclinação artística foi se intensificando ao longo do tempo e aperfeiçoada em cursos com grandes mestres da pintura, dando origem a uma carreira de 47 anos, com mais de 3 mil obras produzidas. 

Informações para imprensa:

Ralcoh Comunicação

Gisele Araújo – Atendimento

[email protected]

11 3257 – 4741 


Gostou? Compartilhe!

0
Compartilhar Conteúdo
Release / Artigo
Texto com Imagens
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Áudio
Soundcloud ou Mixcloud
Imagem
Fotos e Imagens