Publicado em Negócios

Vai contratar? Veja dicas para aplicar durante a seleção

por em14 Julho 2017 197 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Fazer uma entrevista de emprego pode parecer simples quando é você quem está na posição de recrutador. Mas, para que a contratação seja bem-sucedida é preciso ir além das perguntas: avaliando a personalidade, as habilidades e, até mesmo, as dificuldades de cada candidato.

Confira algumas dicas para acertar nas perguntas para a entrevista de seleção!

Avalie o candidato desde o recrutamento

A avaliação do perfil do candidato que vai participar do recrutamento deve começar antes mesmo da entrevista. Procure avaliar pontos importantes, como a forma pela qual ele descobriu a oportunidade, sua disponibilidade e interesse em participar da seleção de pessoas para a vaga.

Leia também: Veja 6 dicas de motivação para seus funcionários

Observe o entrevistado levando em conta que as pessoas são os recursos mais importantes das empresas 

Pontualidade, aparência e organização são importantes principalmente quando lembramos que cada funcionário da empresa também serve como uma espécie de porta-voz dela. Ou seja, ele precisa contar com as qualidades que você espera levar até os seus clientes.

Aproxime a entrevista da rotina do cargo

Analise até que ponto o candidato está familiarizado com as funções que precisa desempenhar e situações que envolvem o cargo, como o relacionamento com desconhecidos, capacidade para lidar com imprevistos e para resolver problemas. Uma boa dica é pedir a opinião dele sobre situações que já aconteceram, como, por exemplo, lidar com um furo de caixa.

Conheça o interesse do candidato

Também é importante descobrir se o candidato está interessado apenas em conseguir o emprego ou se realmente quer vestir a camisa e lutar pelo sucesso da empresa. Para descobrir isso, faça perguntas sobre a importância dela para seus clientes e como ele pode ajudar nisso.

E, finalmente, pergunte como ele se preparou para a entrevista

Por último e não menos importante, descubra até onde o candidato foi para se preparar para a entrevista. Segundo Suzy Welch, jornalista e autora de dois best-sellers do New York Times, citada em reportagem da Revista Inc., com essa pergunta é possível descobrir: se o candidato é proativo na hora de aprender, como lida com a solução de problemas, sua personalidade como funcionário e a importância da vaga para ele.

Gostou das dicas? Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do Blog do QuickBooks ZeroPaper para facilitar o dia a dia do seu negócio!