Publicado em ONGs

Pontes de Amor celebra o Dia da Adoção com debates sobre o tema

por em17 Maio 2017 239 acessos
  • .
Report ThisConteúdo Inadequado? Avise-nos

Audiência pública será realizada dia 23 de maio na Câmara Municipal

No dia 25 de maio é celebrado o Dia Nacional da Adoção. A data visa promover debates sobre um dos princípios mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): o direito da convivência familiar e comunitária com dignidade. Quando as crianças são negligenciadas ou abandonadas por seus pais biológicos, a adoção é uma alternativa para não privar o jovem de usufruir de uma relação harmoniosa e saudável num contexto familiar e social.

Ainda existem vários mitos sobre a adoção, que muitas vezes prejudicam que pessoas se interessem em criar e educar uma criança ou um jovem que não tenha laços consanguíneos. Para discutir o assunto e apresentar a importância da adoção, o Pontes de Amor, primeiro grupo de apoio à adoção legal de Uberlândia, participará de uma audiência pública na próxima terça-feira, 23, às 9h, no plenário Homero Santos da Câmara Municipal de Uberlândia. O tema será “Adoção: desafios e perspectivas”.

“Nosso intuito é de sensibilizar a Rede de Proteção e Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, assim como a sociedade, para juntos promovermos a construção de caminhos eficazes para que mais crianças e adolescentes estejam sob cuidados familiares adequados, seja no acolhimento, reintegração familiar ou na adoção”, destaca a fundadora e presidente da Pontes de Amor, Sara Vargas.

Durante a audiência, especialistas de renome promoverão um debate sobre o assunto:

- André Tuma: promotor de Defesa da Criança e do Adolescente da Comarca de Uberaba e Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e de Defesa da Criança e do Adolescente do Triângulo Mineiro.

- José Roberto Poiani: juiz titular da Vara da Infância e Juventude de Uberlândia.

- Anamaria Silva Neves: doutora em psicologia e professora no curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência nos temas família, infância, adolescência, violência e instituição.

- Sara Vargas: fundadora e coordenadora executiva da Pontes de Amor, conselheira Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, vice-presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), coordenadora do Programa Família Acolhedora em Uberlândia, bacharel em Direito, especialista em Terapia Familiar Sistêmica, representante do World Without Orphans no Brasil e coordenadora nacional do Orphan Sunday.

Origem do Dia Nacional da Adoção

No Brasil, o decreto de lei 10.447/92 oficializou o Dia Nacional da Adoção em 25 de maio. Originalmente, a data foi declarada comemorativa durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, em 1996.

Serifa Comunicação

Serifa Comunicação has not set their biography yet

Website.: serifacomunicacao.com.br